domingo, 26 de maio de 2013

Benfica tens que sair do 'quase'!

Bem já há muito tempo que não escrevia nada, e sobretudo, nem me tenho pronunciado sobre o meu Benfica, nem vindo para aqui dizer que somos os maiores nisto ou naquilo, e que vamos ganhar isto ou aquilo. Tenho estado exactamente à espera que a época acabasse, para vir dar o meu veredicto sobre a época que, agora terminou. Em primeiro lugar, já ninguém se lembra, mas a perca da Taça da Liga foi uma coisa absurda, porque literalmente, Jorge Jesus, e aí sim a culpa é toda dele, 'deixou-se perder'. Mas pronto, a desculpa era que o foco principal era o campeonato!
No campeonato fazemos uma época brilhante, com grandes exibições, grandes pormenores técnicos, resultados de mão cheia, etc. Mas depois, mais uma vez na recta final, começamos a perder o gás. Para mim começaram a festejar cedo demais, então depois da vitória contra o Marítimo, notou-se que a equipa se encostou ao sucesso conseguido e deixou de praticar o futebol que praticava até então. Tudo bem que a equipa não tem o mesmo rendimento em todos os jogos, nem as mesmas condições físicas, nem os jogos são todos iguais, mas a ambição vence isso tudo, e quando se pretende conquistar um campeonato, nem que aumentem a dose do Powerade, não se pode deixar fugir um título assim, a 4 jogos do final do campeonato. Errámos contra o Estoril, que fez um grande jogo, mas nós somos superiores, e ainda mais em casa, temos que mostrar essa superioridade. E contra o Porto, mais uma vez, não conseguimos batê-los e deixámos fugir o campeonato, de vez! Culpa de termos ido jogar defensivamente, com o autocarro montado .Tivemos a paga de não tentarmos mostrar porque éramos lideres do campeonato e o qual tencionávamos vencer!
Já na final da Liga Europa, a meu ver, não cometemos grandes erros e penso que a derrota acabou por ser injusta, porque fizemos dos melhores jogos da época e tivemos um azar, novamente, aos 92 minutos!
Hoje, na Taça de Portugal, fomos jogar com a moral de que éramos superiores, que não era preciso jogar muito, bastava o q.b., e que eram favas contadas. E foi essa a história da primeira parte, falhámos montes de hipóteses, a pensar que na segunda parte resolvíamos o jogo. Mas como o futebol tem destas coisa, e como se diz, quem não marca sofre, acabou por acontecer. E apesar de estarmos a jogar contra uma equipa que não deu muito trabalho, que fazia um jogo do pontapé para frente, com um ataque praticamente inofensivo, não chega ficarmos a assistir e deixá-los jogar, porque as surpresas desagradáveis acabam mesmo por acontecer!
Resumindo e baralhando, olhando agora para trás, vejo muitos erros de uma equipa que se diz querer ganhar tudo, que tem história, que tem glória, que tem ambição, mas que ao longo de todos estes anos, não passou disso... Do querer! E do querer ao fazer, ainda vai um grande passo, e é esse passo que o Benfica não consegue dar. E no momento em que está nas 3 frentes, bem lançado e com tudo para alcançar o sucesso, cai por terra e perde tudo o que tinha para ganhar! Não podemos ser o clube do 'quase' ganhámos, do chegámos às finais, do ficámos em segundo. Temos que ser o clube do ganhámos, do chegámos às finais e trouxemos os troféus, são esses os clubes que ficam na história. Porque daqui a 10 anos, ninguém se vai lembrar que o Benfica praticou um futebol espectacular e que chegou ao final de todas as competições e ficou em segundo. O que vai ficar para a história, é que o FCP ganhou o campeonato, que o Chelsea venceu a Liga Europa e que o Guimarães conquistou a Taça de Portugal!
Na atribuição de culpas, é muito fácil apontar o dedo, mas obviamente que muitos dos fracassos do Benfica nesta época se devem a Jorge Jesus. Para mim, não sou contra nem a favor, gosto do futebol que o Benfica pratica, gosto do facto de o Benfica chegar longe em todas as competições, de Jorge Jesus tornar meninos em jogadores, e do Benfica facturar bastante com isso. Agora vendo o outro lado, não gosto que Jorge Jesus comece a fraquejar no final do campeonato, que não rode a equipa e esta fique estoirada, que  tenha medo de jogar contra o Porto, que fique sempre pelo 'quase'. Se JJ deve continuar no Benfica, não sei o que será melhor. Se ficar, para a próxima época vai ser crucificado ao mínimo erro que cometa. Se for embora, vai existir sempre aquele sentimento de que ainda tinha muito a fazer pelo Benfica e que foi o melhor treinador dos últimos 15 anos.
Para finalizar, quanto à atitude de Cardozo, achei que ele mostrou verdadeiramente o amor à camisola e a ambição que tem em ganhar títulos pelo Benfica e traduziu a vontade de todos os Benfiquistas naquele momento. Agora não foi a melhor altura para o fazer, diante de toda aquela gente, a dar mais argumentos de chacota aos anti-benfiquistas!
Acho que há mesmo muitos aspectos a analisar hoje, para que o Benfica consiga voltar a conquistar títulos regularmente e trazer de volta a glória ao clube amanhã!


1 comentário:

  1. Meu querido, meu fofo, isto é só mais um desaire na vida..... E, oxalá nào, vai haver taaaaantos!!!! Com 25, era tudo lliiiiiiiiiiiindo,até vermos!! Mas, como eu costumo pensar, e, até há um ditado, nào hà bem que sempre dure nem mal que nuuuuuunca acabe! Isto é mesmo assim,um dia Oiiiiiiii! Outro Nein!!!! Mas desde que todos estejamos em sintonia: it's ok it's ok?....





    ResponderEliminar